Egytus Perfumes
Notas olfativas
Um perfume é um produto que transmite um aroma através da combinação única de notas.
Os perfumes podem alterar seu aroma em contato com a pele, à medida que o tempo passa.
Já parou para pensar por que isso acontece ?
Esta alteração pode ocorrer devido a composição das fragrâncias, que apresentam três tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.
As notas olfativas dos perfumes se diferenciam pelo seu grau de volatilidade (evaporação), sendo classificadas em:
- Notas de Saída (ou de cabeça):
Por serem as notas mais voláteis, são as primeiras a serem sentidas, sendo responsáveis pela impressão inicial do perfume. São notas leves e frescas, podem ser cítricas (limão, mandarina e laranja) ou herbais (alecrim, menta e erva doce). Permanecem poucos minutos na pele.
- Notas de Coração (ou corpo):
São notas que evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (framboesa e pêssego).
- Notas de Fundo (ou base):
São notas menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas para evaporar. São originárias em geral, de madeiras ( cedro e pinho), espeçarias (gengibre, noz moscada), resinas (incenso), alimentos (café, caramelo). Podem ser de origem sintética (âmbar e musk). Podem ser adocicadas (baunilha e canela).
Famílias Olfativas
Os perfumes são classificados em famílias e subfamílias olfativas, conforme à predominância de notas na composição do produto.
Conheça as sete famílias olfativas, oficialmente reconhecidas: floral, frutal, fougère, amadeirado, cítrico, oriental e chipre.
- Floral:
Compreende a maior parte dos perfumes femininos. A base de flores como jasmim, lírio, rosas, gardênias.
- Frutal:
Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc).
- Aromático/Fougère:
Geralmente apresenta uma combinação de lavanda, sálvia, alecrim, cominho e outras. Encontra-se mais facilmente nas fragrâncias masculinas.
Presente na maior parte dos perfumes masculinos. Podemos citar fazendo parte da sua composição o sândalo, o cedro, o vetiver, o guaiaco, o couro e o tabaco.
- Cítrico:
Apresenta a maior concentração de frutas cítricas na fragrância, como limão, laranja, lima, bergamota, toranja. Os perfumes unissex são geralmente cítricos, mas também aparece em femininos, com toques florais e masculinos, com toques aromáticos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes. Seu cheiro permanece por pouco tempo na pele.
- Oriental:
Possui notas intensas e opulentas, como o almíscar, a baunilha, resinas, flores, caules e especiarias como cravo e canela.
- Chipre:
São os menos comuns. É a combinação, por regra, de bergamota, musgo de carvalho, ládano e patchouli.